O que escolher: Torneiras monocomando ou misturador?

É possível notar ao visitar as casas de materiais de construção, que os brasileiros dão grande importância às torneiras nmonocomando ou misturador. Eles funcionam como a cereja do bolo quando nos pensamos no acabamento da casa ou apartamento. Por serem itens caros, pesam no orçamento final da obra e merecem atenção redobrada na hora da escolha. Mas como se decidir pelos metais apropriados dentro de casa?

Se você está pensando em reformar ou construir, mas não sabe como e nem por onde começar, segue algumas dicas. Que tal iniciar modificando a cozinha ou o banheiro? Caracterizados como uns dos ambientes mais requisitados e com maior movimento de pessoas, devem ser planejados com a intenção de deixá-los mais atrativos e práticos. Entre tantos elementos essenciais e necessários dentro de uma cozinha ou de um banheiro, as torneiras precisam de um olhar mais atencioso e especial.

Embora, para algumas pessoas, seja apenas um objeto que serve como detalhe na composição, atualmente, as torneiras possuem tendências e uma vasta gama de modelos espalhada pelo mercado. Logo, para escolher esse produto de forma correta, devemos levar em conta algumas características básicas como que tipo escolher: será de bancada, na parede, qual material é mais indicado, se é modelo brasileiro ou do exterior e por aí vai. Existe uma enorme variedade no mercado, o que deixa qualquer pessoa leiga no assunto totalmente perdida, que por muitas vezes acabam comprando errado e vem o arrependimento mais tarde.

 

Modelos de torneiras

Nesse artigo, vamos nos deter ao modelo, exemplificando qual combina melhor com o ambiente e com a decoração do ambiente a volta. Na hora de escolher esse produto, vem em mente uma pergunta: escolho torneira monocomando ou misturador? Na verdade, depende muito mais do aspecto funcional e de quanto dinheiro você está disposto a gastar, do que exclusivamente pelo seu design.

Por exemplo: se o seu orçamento está curto, prefira uma torneira mais simples mesmo que de ferro, uma vez que é muito mais em conta e com ela você consegue liberar ou impedir o fluxo da saída da água. Porém, mesmo sendo tradicional, não quer dizer que não existam modelos modernos e arrojados e que deixem os ambientes mais requintados.

Caso você queira optar por água quente ou fria, escolha o misturador. Ele será responsável por acionar as duas temperaturas separadamente ou de maneira mesclada. Em se tratando de funcionalidade, esta opção é muito melhor já que, no inverno, poderá ter água quentinha para lavar o rosto ou escovar os dentes e no verão, se refrescar com uma temperatura mais gelada.

 

Torneiras com misturador

Imagem: Google/Torneiras com misturador


 

O misturador é encontrado em duas formas: o com duplo comando e o monocomando. Qual a diferença entre eles? Simples! O primeiro é constituído por dois registros, um para água quente e outro para água fria. Já o segundo, você tem a possibilidade de controlar o fluxo de ambas as temperaturas utilizando somente um comando. Vale lembrar que o misturador tem a funcionalidade de misturar as aguas quente e fria, sendo seu custo-benefício compensado quando possui o sistema instalado em sua residência ou ambiente comercial. Seu investimento é um pouco mais alto devido à tecnologia empregada nestas peças.

 

torneiras monocomando ou misturador

Imagem: Google/Torneira com Misturador


 
torneira duplo comando

Imagem: Google/Torneira com Duplo comando


 

 

Acabamento

O importante é que o metal da torneira esteja no mesmo nível dos outros acabamentos. Ou seja, se você gastou muito dinheiro nos armários e louças, não economize na torneira. E o inverso também é verdadeiro. Se você tem um banheiro mais simples, não exagere nos metais. Escolha linhas mais simples, de boa qualidade.

Com relação aos registros, não é obrigatório que eles sejam da mesma linha da torneira ou misturador da bancada. O ideal é que eles sejam discretos, com o mesmo acabamento das demais peças. No caso de um misturador cromado na cuba, use acabamentos de registro também cromado, de linhas retas.

Para quem tem um espaço antigo e não tem disposição nem dinheiro para reformá-lo, trocar alguns metais pode prolongar sua vida útil. Isso porque usar torneiras velhas é desagradável. Nada pior do que torneiras que não fecham direito e desperdiçam água. Ou aquelas que difíceis de abrir. Caso isso aconteça, não hesite em chamar o Marido de Aluguel Joinville.

 

Lavabo

Como já falamos anteriormente, os lavabos são os grandes xodós dos projetos de decoração. Gasta-se cada vez mais nesses pequenos ambientes voltados para os convidados. O conselho nesse caso não vai pelo caminho puramente estético. Funcionalidade vem em primeiro lugar. Quem nunca passou por um desconforto ao lavar as mãos na casa de alguém ou em algum restaurante? São torneiras que espirram muita água ou foram mal posicionadas, obrigando os convidados a lavar as pontas dos dedos no pouco espaço que fica entre o metal e a cuba.

Cuidado com metais muito elaborados, com apliques dourados, vidro e/ou cascatinhas. Se você tem dúvida se a peça é de bom gosto, vá pelo simples. Evite usar misturadores no lavabo, já que até a água quente chegar à pia, seu convidado já enxugou as mãos e saiu do ambiente.

 

torneira cascata

Imagem: Google/Torneira em formato de cascata


 

 

Banheiros

Na bancada do banheiro, a regra é usar metais de boa qualidade, que conversem com a linguagem do seu banheiro. Nada mais cafona que metais que aparecem demais dentro do espaço. É preciso ter harmonia entre os componentes do banheiro para não cair no mau gosto.

Misturadores convencionais ou monocomandos na pia do banheiro só devem ser usados se houver necessidade. Os homens tendem a gostar de água quente na hora de se barbear. Mas trata-se de uma questão puramente pessoal. Não é muita vantagem ter água quente na pia se você nunca for usar.

No box, usar misturadores monocomando é o recomendado. Com um simples acionamento da alavanca, é possível ter precisão na temperatura e na pressão da água em questão de segundos. Mas se seu banheiro tem atualmente misturadores convencionais, é preciso fazer algumas mudanças para trocá-los por peças monocomando. Se o seu banheiro está perfeito, melhor deixar para uma futura reforma.

Recomendável ainda, quem estiver reformando seu banheiro, a posicionar o misturador próximo à entrada do box e não embaixo da ducha. Dessa forma, você não se molha e nem precisa entrar no box para abrir o chuveiro.

No caso de duchas (para quem tem aquecedor de água e não usa chuveiro elétrico), o importante é ter boa vazão, mas sem cair no exagero. As duchas em placas são muito confortáveis, mas desperdiçam muita água. Sustentabilidade não é só na hora de ir ao supermercado com sacolinhas de tecido.

 

Recomendação

A instalação de torneira em Joinville parece ser algo simples que qualquer um pode fazer, bastando ir até uma casa de materiais de construção, escolher o modelo e chegar em casa e trocar. Mas não é bem assim. A instalação de torneira requer alguns conhecimentos apropriados para que não fique com vazamento posteriormente e venha ocorrer desperdício de água e além disso ocasionar infiltrações ou mesmo inundações na residência. Para isso, chame sempre um profissional nessas horas e o recomendado é contar com um encanador em Joinville.

 
 

(Este conteúdo foi visitado 1.415 vez(es) | 4 visita(s) hoje)
Você também pode ser interessar por:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>