Comprando uma torneira nova

Na hora de construir ou reformar sua casa, toda a atenção aos detalhes é importantíssima. Nos banheiros, ter torneiras e/ou misturadores que combinem com seu projeto é fundamental não apenas para ter um ambiente esteticamente bonito, como também para alcançar conforto e funcionalidade. O mercado de torneiras se desenvolveu bastante nos últimos anos e o resultado disso é a oferta de produtos diversificados, com modelos que darão o charme que esse espaço da casa tanto merece.

Além das torneiras convencionais, você encontra aquelas com temporizadores, ideais para quem não quer desperdiçar água, e misturadores, que possibilitam a mistura de água quente e fria e permitem o atingimento da temperatura ideal para a atividade que deseja desempenhar. O mesmo objetivo pode ser alcançado com as torneiras monocomando para banheiro, que misturam a água e regulam sua temperatura com apenas um comando.

 

Tipos de torneiras

Embora, para algumas pessoas, seja apenas um objeto que serve como detalhe na composição, atualmente, as torneiras possuem tendências e uma gama de modelos espalhada pelo mercado. Logo, para escolher esse produto de forma correta, devemos levar em conta algumas características básicas como que tipo escolher, de bancada, na parede, qual material é mais indicado e por aí vai.

 
Confira abaixo os tipos de torneiras existentes para lhe ajudar na melhor escolha para seu projeto:

 

Torneiras misturadoras monobloco

Elas têm dois comandos independentes, que, de acordo com a temperatura e a quantidade de água que se deseja, você tem que mexer os dois manípulos. A mistura da água quente/fria acontece no último canal antes de sair da torneira;

 

Torneiras misturadoras; elas têm dois comandos independentes. (Foto: Reprodução/Google)

Torneiras misturadoras; elas têm dois comandos independentes. (Foto: Reprodução/Google)


 

 

Torneiras monocomando

Elas contam com apenas um comando. Nele você controla a quantidade de água e a temperatura em que ela sai. Normalmente, a inclinação do manípulo controla a pressão da água, e a direção para a qual gira a temperatura;

 

Torneiras monocomando;  elas contam com apenas um comando. (Foto: Reprodução/Google)

Torneiras monocomando; elas contam com apenas um comando. (Foto: Reprodução/Google)


 

 

Torneiras termostáticas

Este tipo de torneira tem um dispositivo que permite controlar a saída de água de forma que fique constante em certa temperatura e quantidade definidas;

 

Torneira termostatica;  tem um dispositivo que permite controlar a saída de água de forma que fique constante. (foto: Reprodução/Google)

Torneira termostatica; tem um dispositivo que permite controlar a saída de água de forma que fique constante. (foto: Reprodução/Google)


 

 

Torneiras com sensores de infravermelho

Mais usadas para estabelecimentos comerciais, este tipo de torneira funciona quando se aproxima a mão, e para de sair água quando se afasta;

 

Torneira com infravermelho; funciona quando se aproxima a mão do sensor. (Foto: Reprodução/Google)

Torneira com infravermelho; funciona quando se aproxima a mão do sensor. (Foto: Reprodução/Google)


 

 

Torneiras com temporizador

Você encontra este tipo, em locais comerciais, estas torneiras possuem um botão elétrico ou eletrônico em que se ativa a saída de água, e o fluxo é interrompido após algum tempo.

 

Torneira com temporizador; o fluxo é interrompido após algum tempo de forma automática. (Foto: Reprodução/Google)

Torneira com temporizador; o fluxo é interrompido após algum tempo de forma automática. (Foto: Reprodução/Google)


 

 

Material

Uma dica importante: fique de olho no material da torneira. Lembre que o metal deve combinar com ambiente. Por exemplo, se você investiu uma boa quantia em armários e louças, não economize na torneira.

Agora, se você possui um banheiro ou cozinha mais simples, não exagere nas torneiras, preocupe-se apenas em escolher materiais de boa qualidade. E olha você acha torneiras de bronze, cromadas, níquel ou aço inoxidável. Agora você tem que escolher uma que mais combina com seu ambiente.

 

Torneiras e seus ambientes

Se você está pensando em reformar, mas não sabe como e nem por onde começar, podemos ajudar. Que tal iniciar modificando a cozinha ou o banheiro?

Caracterizados como uns dos ambientes mais requisitados e com maior movimento de pessoas, devem ser planejados com a intenção de deixá-los mais atrativos e práticos. Entre tantos elementos essenciais e eficazes dentro de uma cozinha ou de um banheiro, as torneiras precisam de um olhar mais atencioso e especial.

 
Confira as dicas de como escolher as torneiras para cada ambiente:

 

Torneira para cozinha

Ela deve ser escolhida de forma que tenha um design bacana, mas que também atenda no momento das tarefas. Ela tem que ter um espaço certinho para que você possa cozinhar e encaixar grandes peças por debaixo dela. E outra, tem que ser fácil de Além disso, deve ser fácil de mover, ainda que com as mãos sujas e engorduradas. Então, uma torneira com caudal em formato de alavanca é uma boa pedida. Ter uma cabeça destacável também é o ideal para que você possa puxar o topo da torneira com a mangueira para baixo para limpar itens difíceis de alcançar.

 

Torneira para banheiro

As torneiras de banheiro são menores que as de cozinha. Tem modelos com manípulos que giram, com caudal tipo alavanca, com mono comando, monobloco etc. Agora, quanto a usar misturadores na pia do banheiro, escolha somente se você realmente usar água quente, já que nem todas as pessoas fazem questão. Homens, por exemplo, gostam de torneiras com água quente na pia para se barbear.

 

Torneira para lavanderia

Gente, as pias de lavanderia não exigem torneiras estilosas, mas sim bastante úteis. Elas são perfeitas para pias maiores, e devem ter pelo menos 15cm horizontalmente, assim você garante que o fluxo de água seja direcionado para o centro da pia.

 

 

Dúvidas comuns

 

    1. Qual a diferença entre torneira, misturador e monocomando?

    A torneira é básica: tem um só manípulo (nome dado à alavanca de abertura) e libera água em uma única temperatura. Já o misturador aciona água quente e fria, usadas separadamente ou mescladas. Os misturadores podem ter um manípulo para cada temperatura (o chamado duplo comando) ou ser um monocomando uma só alavanca controla temperatura e vazão de água.

     

    2. O que é melhor: modelo de bancada ou de parede?

    Somente na necessidade de uma eventual manutenção é que o primeiro leva vantagem sobre o segundo: A torneira de bancada acaba sendo mais prática, já que não é preciso quebrar a parede em caso de vazamento, diz Carlos Fernandes, gerente de marketing de produtos e merchandising da Docol.

     

    3. Torneiras de cozinha seguem tendências?

    A praticidade dita a regra. Os misturadores monocomando têm ganhando espaço porque permitem controlar vazão e temperatura de uma só vez, afirma o arquiteto Marcelo Rosset, de São Paulo. Os modelos com corpo móvel também são interessantes, já que facilitam a lavagem da pia, por exemplo.

     

    4. Ao escolher o modelo, que dimensões devo levar em consideração?

    Entre o bocal de onde sai a água e a bancada da pia, precisa haver uma distância de cerca de 30 cm, não importando se a torneira é e bancada ou de parede. Observe também onde a água cai: o ponto deve coincidir com o ralo ou ficar no máximo 4 cm atrás dele para que não haja muitos respingos..

     

    5. Como limpar as torneiras de casa?

    Não importa o material: bastam uma esponja macia e sabão/detergente neutro. Esqueça a palha de aço, pois ela danifica o acabamento das peças, que acabam enferrujando. Sempre que sentir necessidade, retire os arejadores e limpe a telinha interna com uma escova, já que ela tende a acumular resíduos trazidos pela água. Para revitalizar o brilho de aço inox, alumínio e peças cromadas você pode utilizar o Brilha Inox da 3M.

 

 

Instalação da torneira

Por se tratar de produtos com muitas peculiaridades, a instalação deve ser realizada por um profissional com conhecimento e ferramentas adequadas. Por isso recomendamos chamar um encanador em Joinville para instalação de qualquer tipo de torneira que seu projeto necessitar.

     

Fonte: 100P, ML, Policenter, LM, Formatto

     

(Este conteúdo foi visitado 795 vez(es) | 1 visita(s) hoje)
Você também pode ser interessar por:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>