Como limpar a caixa d’água
A necessidade de manter a caixa d’água limpa
Sabemos que a água passa por um processo de purificação na estação de tratamento de água até chegar às nossas casas. Essa água quando chega até o imóvel, fica armazenada na caixa d’água e serve como o nosso reservatório. Essa água é utilizada para nossa higiene pessoal, alimentação, limpeza e, depois de filtrada, para beber.
Para que essa água continue purificada e livre de impurezas é preciso alguns cuidados como deixar a caixa-d’água sempre tampada, para que evite o contato de contaminação por animais como o rato, baratas, entre outros insetos que causam doenças graves como diarreias, verminoses, febre tifoide, hepatite entre outras. Além disso, é preciso que a caixa-d’água seja sempre limpa e desinfetada.
A caixa d’água como reservatório
A caixa d’água é como uma poupança. Uma reserva para qualquer eventualidade que possa ocorrer e que venha a afetar o abastecimento de água. O que acontece com os imóveis que possuem o reservatório é que nestas ocasiões eles não sentem os efeitos do desabastecimento.
É muito simples dimensionar o reservatório ideal para o seu imóvel. Por exemplo: uma residência de consumo normal gasta em média 150 litros de água por dia. Se a família tem cinco pessoas, então basta multiplicar 150 por 5 que você verá que o consumo médio por morador é de 750 litros de água por dia. Assim, é interessante instalar uma caixa d’água com capacidade para 1.000 litros, pois desta forma ainda restará uma margem de reserva.
Após instalar a caixa d’água é fundamental ter alguns cuidados, como mantê-la sempre limpa e fechada, pois esta atitude também ajuda a combater certas pragas que podem afetar a saúde, como ratos e insetos, bem como que esta água se torne um criadouro para o mosquito da dengue.
Como limpar sua caixa d’água
É muito importante que a caixa d’água seja limpa de 6 em 6 meses, para garantir que o abastecimento de água para a sua família seja saudável. Para isso, basta seguir os seguintes passos:
- 01 – Feche o registro de entrada.
- 02 – Após fechar o registro de entrada, consuma e reserve parte da água do reservatório para realização de atividades domésticas, mas tome o cuidado de manter cerca de um palmo de água dentro do reservatório, para ser utilizada na limpeza.
- 03 – Feche o registro de saída para impedir que a água, ou resíduos, do procedimento de limpeza contaminem a tubulação e os pontos de consumo.
- 04 – Utilize pano e esponja macia para limpar o fundo e as paredes internas do reservatório. Se for necessário, utilize pá plástica e escova de cerdas de fibra vegetal, ou cerdas plásticas macias, para retirar excessos de sujeira/resíduos do reservatório.
- 05 – Descarte a água suja pela tubulação de limpeza. Se for necessário, utilize parte da água reservada (Passo 2), para limpar completamente as paredes e o fundo da caixa.
- 06 – A água suja que não descer pela tubulação de limpeza e ficar no fundo do reservatório deve ser retirada com a ajuda de um pano, esponja ou balde.
- 07 – Após descartar toda a água suja do reservatório, feche o registro de limpeza.
- 08 – Mesmo com a caixa sem sujeira aparente, o procedimento de limpeza ainda não foi concluído. É necessário fazer a sanitização do reservatório e, posteriormente, dos pontos de consumo. Para iniciar esta etapa, abra o registro de entrada.
- 09 – Encha a caixa d’água com cerca de 1 (um) palmo de água, feche o registro de entrada.
- 10 – Adicione cerca de 1 L (um litro) de água sanitária para cada caixa de 1.000 L. Ou seja, se a Caixa for de 500L, adicione 0,5 L (meio litro) de água sanitária. Se ela for de 2.000 L, adicione 2 L (dois litros).
- 11 – Ao final das 2 (duas) horas, abra o registro de saída, torneiras e descargas, para que a solução contendo água sanitária faça a sanitização da tubulação de saída/consumo.
- 12 – Após descartar toda a água, feche todas as torneiras, chuveiros e descargas, e abra o registro de entrada para encher a caixa d´água.
- 13 – Coloque a tampa na caixa d´água, assegure que ela esteja travada e deixe registrada a data da próxima limpeza na parede externa da caixa.
IMPORTANTE: nunca utilize vassouras, escova de cerdas metálicas, detergentes e qualquer tipo de sabão, no procedimento de limpeza da caixa d´água.
IMPORTANTE: nunca descarte a água suja pela tubulação de saída (pontos de consumo, como: torneiras, chuveiros e descargas), pois todos os resíduos provenientes do processo de limpeza ficarão acumulados nesta tubulação e contaminarão a água utilizada para consumo.
IMPORTANTE: mantenha os demais registros fechados.
Deixe esta mistura na caixa por 2 (duas) horas e, a cada 30 minutos, com o uso de um pano ou de uma brocha, passe a solução nas paredes internas e na tampa do reservatório.
IMPORTANTE: não utilize esta mistura (solução) para consumo.
IMPORTANTE: mantenha o registro de saída aberto.
Vídeo explicativo
Se você ficou com dúvidas durante as etapas, segue abaixo um vídeo com a explicação passo a passo.
Recomendações
Apesar de ser uma tarefa simples e relativamente fácil de fazer, muitas pessoas não querem ter o trabalho ou não se julgam com aptidão necessária para realizar tal tarefa. Para isso, recomendamos contratar um marido de aluguel em Joinville que resolverá todos os seus problemas numa única chamada.
Uma mensagem em “Como limpar a caixa d’água”