vazamento-de-cano

Começaram aparecer vazamentos nos canos, pias e torneiras. E agora?

A maioria dos problemas de encanamentos acontece nas peças de fixação, como pias, banheiras e vasos sanitários ou próximo deles. Entretanto, algumas vezes os canos são a causa do problema. Eles podem vazar, suar, congelar ou fazer muito barulho.
 

Então vamos lá…

 
Vazamento na pia: “O pinga-pinga na pia do banheiro ou da cozinha, quando causado pelo estouro do flexível, mangueira interna que liga o cano à ponta da torneira, tem solução. Para resolver isso, o primeiro passo é fechar o registro geral do ambiente a ser trabalhado. Com o auxílio de um alicate bomba d’água, rosqueie a base da torneira até que ela se solte, substitua o flexível velho por um novo. Depois, é só colocar no lugar, rosqueando bem, com a ajuda do alicate, para que a água não torne a vazar. Veja o vídeo.

Ralo entupido: Para desentupir o ralo do banheiro, precisa ter coragem. Em quase cem por cento dos casos, o responsável pelo entupimento é o acúmulo de cabelo no reservatório do ralo. Para resolver esse caso, é só colocar uma luva, ou até mesmo uma sacola plástica nas mãos, retirar a tampa e puxar todos os fios. Isso também ajuda a acabar com o mau cheiro que sai desse compartimento.

Pia entupida: Quando o entupimento acontece na pia da cozinha, o processo vai ser menos desagradável. Coloque um pote embaixo da pia, porque vai cair água. Desenrosque o copinho – a parte que liga o cano da pia à parede e, com uma chave de fenda, retire toda a sujeira do cano. Aí é só encaixar de volta… e se o problema persistir, pode ser um problema no encanamento.
 

Certo, mas agora você pergunta… e quando o problema está nos canos, o que fazer?

 
Existem muitos tipos de vazamentos. Alguns podem inundar sua casa, ao passo que outros não. O procedimento para controlar um vazamento depende do tipo do vazamento. Se ele for numa ligação, aperte-a. Se for num cano, tire o pedaço que estiver vazando e substitua por um novo. Infelizmente, isso é mais fácil de falar do que de fazer. Por exemplo: quando você gira um cano de aço galvanizado para desparafusá-lo em uma extremidade, você o aperta na outra extremidade. Quando usamos canos de cobre, o novo pedaço deve ser soldado por fusão. É melhor deixar que um encanador faça a maioria dos trabalhos de substituição de canos, mas se você for adepto do “faça você mesmo” considere uma alternativa: o conserto do cano.

Você encontra kits para conserto de vazamento em lojas de ferragens ou pode fazer um com um pedaço grosso de borracha de uma câmara de ar  e uma braçadeira C. Outra possibilidade é usar uma braçadeira do mangote com borracha. Kits industrializados contêm um calço de borracha que é colocada em cima do buraco e placas de metal que pressionam esse calço no buraco.Um jeito rápido e fácil de parar um vazamento.

 

Outras formas de parar vazamentos de canos incluem passar fita à prova d’água sobre o furo ou raspar o furo, aplicar pasta epóxi ou inserir um “tampão” no buraco são outras alternativas. Antes de começar a usar a fita à prova d’água, garanta que secou bem o cano antes.

Coloque a fita a uma distância de  aproximadamente 5 ou 7,5 cm antes e depois do buraco. Para pequenos vazamentos em canos, use um composto disponível na maioria das lojas de ferragens. Simplesmente raspe o composto em cima do furo para parar o vazamento. Ele pode parar pequenos vazamentos com a água ainda correndo no cano. A pasta epóxi só pode ser aplicada em canos secos e o fornecimento de água precisa ser interrompido.

O problema é que um cano que começa a vazar num lugar normalmente começa a vazar em outros lugares também. Você pode consertar um ponto e o cano estourar em outro ponto qualquer. Especialmente nos casos em que o vazamento é resultado da corrosão, provavelmente todo o cano precisará ser substituído.

 

Portanto, se você está a procura de um encanador em Joinville, esteja atento ao contratar. Procure uma empresa séria e competente, preferencialmente já conceituada, pois irá lhe transmitir maior segurança, tanto para quem irá até o local do serviço, quanto ao conhecimento técnico do profissional.

   

Fonte: hsw | C&F

  

Este conteúdo foi útil? Compartilhe!
(Este conteúdo foi visitado 4.342 vez(es) | 1 visita(s) hoje)
Você também pode ser interessar por:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>