disjuntor

 

Definição de disjuntor

Um disjuntor é um dispositivo eletromecânico, que funciona como um interruptor automático, destinado a proteger uma determinada instalação elétrica contra possíveis danos causados por curto-circuitos e sobrecargas elétricas. A sua função básica é a de detectar picos de corrente que ultrapassem o adequado para o circuito, interrompendo-a imediatamente antes que os seus efeitos térmicos e mecânicos possam causar danos à instalação elétrica protegida.

O disjuntor é um dispositivo de segurança que desarma toda vez que sua capacidade é excedida para interromper a corrente elétrica e evitar superaquecimento, o que poderia começar um incêndio. Ele exerce a mesma função do antigo fusível, com a diferença de que não é necessário trocar nenhuma peça a cada queda.

 
Confira também: O que é e para que serve um disjuntor.

 

As causas possíveis do desarme

A sobrecarga da rede elétrica é o motivo mais comum para um disjuntor desarmar. Mas com certeza nos deixa as perguntas: disjuntor desarmando sozinho ou disjuntor desarmando o que fazer? disjuntor desarmando o que pode ser?

Isso é muito comum em casas antigas onde as instalações não foram atualizadas ou o circuito pode estar sobrecarregado devido à instalação de novos equipamentos com potência superior ao que foi previsto no projeto.

Ao optar pela instalação de um disjuntor que suporte uma amperagem maior, troque também a fiação, pensando sempre no conjunto disjuntor + fiação. Os condutores mais utilizados em circuitos elétricos residenciais são: 1,5 mm² (15,5 ampères), 2,5 mm²(21,0 A), 4,0 mm²(28,0 A), 6,0 mm²(36,0 A), 10,0 mm²(50,0 A).

 

Outras causas

Disjuntor desarmando depois de um tempo: Quando um disjuntor desarma com frequência existe a possibilidade da conexão do disjuntor com a fiação estar mau isolada ou frouxa. Para resolver o problema, é necessário isolar novamente a conexão. Pode ser também que algum equipamento esteja com defeito, provocando fuga de corrente, o que pode gerar um aquecimento excessivo e consequentemente o desarme do disjuntor. Avalie aparelho por aparelho. Os aparelhos não necessariamente precisa ser eletrônico.

Disjuntor desarmando quando liga chuveiro: Algo muito comum no inverno é trocar o chuveiro por um novo mais potente e o chuveiro necessitar de maior amperagem do que o disjuntor a ele destinado suporta; assim, em poucos minutos de banho quente, o disjuntor irá desarmar, sendo necessário a troca do mesmo.

Disjuntor desarmando sozinho: Se você mora em um prédio antigo, o problema pode estar fora do seu apartamento. Pode ser que a prumada – cabo que vem do andar inferior e leva energia para todos os apartamentos – não esteja adequada e desarme o disjuntor geral do prédio. Para resolver a questão será preciso trocar a espessura (bitola) da prumada do condomínio. Esse cálculo e o projeto precisam ser feitos por um engenheiro elétrico.

 

Recomendação

Ocorrer o desarme de um disjuntor é uma situação comum que ocorre frequentemente. Portanto não se desespere; Se tiver acontecendo em seu imóvel de um disjuntor desarmando sozinho e com frequencia, chame um eletricista em Joinville para avaliar qual é o problema e solucioná-lo.

     

Fonte: FL

     

Este conteúdo foi útil? Compartilhe!
(Este conteúdo foi visitado 12.694 vez(es) | 2 visita(s) hoje)
Você também pode ser interessar por:
  1. JOSE MARIO CORTES CHAVES

    Tenho uma sauna a vapor e ela desarma após 10 minutos de uso!
    Quando liga novamente, com 10 minutos volta a desligar.
    O que pode ser?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>