Porque-a-intensidade-da-luz-diminui-quando-ligo-o-chuveiro

 

O motivo da queda da intensidade da luz

Além de figurar entre os vilões do consumo de energia, o chuveiro elétrico também é o equipamento que demanda o maior volume de corrente elétrica da rede.

A ligação do circuito de uma residência é realizado com todas as tomadas e lâmpadas em paralelo, ou seja, a corrente elétrica se divide para todas as tomadas e lâmpadas enquanto a tensão elétrica é a mesma em todos os pontos (127v ou 220v).

Segundo a lei de Ohm, quando umas das grandezas elétricas (tensão, corrente e resistência) tem seu valor alterado, as outras automaticamente também sofrerão modificações. Como no caso de nossas residências a tensão das tomadas é fixa (127V ou 220v) e a resistência do aparelho também, a corrente é que vai ter mudanças em seus valores. No caso do circuito ser todo paralelo essa corrente irá se dividir de acordo com as demandas dos aparelhos.

Se a sua instalação elétrica estiver fora dos padrões técnicos adequados, com todos ou vários aparelhos ligados ao mesmo circuito que o chuveiro, deve ocorrer uma queda de corrente em todos os aparelhos quando o chuveiro elétrico for ligado, e aí é justamente nas lâmpadas que essa queda é mais perceptível. Apesar do efeito ser perceptível pelo enfraquecimentos da luz, todos os aparelhos terão uma queda em sua potência.

Outro agravante para essa queda de corrente é o aquecimento presente em vários pontos do mesmo circuito, como por exemplo na emenda do chuveiro, ponto onde em muitas residências o aquecimento pode acarretar o derretimento dos cabos próximo a emenda. O mau dimensionamento dos cabos do circuito do chuveiro é agravante também para este aquecimento.

 
Veja também:

 
Em muitos casos, quando esta queda for ocasionada pelo aquecimento de condutores e equipamentos, a vida útil de certos aparelhos eletrônicos e mesmo dos eletrodomésticos mais robustos pode ser comprometida, além de encarecer a conta de luz.

 

Recomendação

Caso a sua residência esteja passando por esse problema é recomendado que você entre em contato com um eletricista em Joinville capacitado para que ele possa lhe propor soluções que garantam uma segurança adequada e um melhor desempenho das suas instalações elétricas.

     

Fonte: FL

     

Este conteúdo foi útil? Compartilhe!
(Este conteúdo foi visitado 427 vez(es) | 1 visita(s) hoje)
Você também pode ser interessar por:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>