instalacao-de-chuveiros

Precisando instalar um chuveiro em sua casa?

 
Vamos as dicas:

  • Chuveiros e torneiras elétricas devem ser aterrados.
  • Instale o fio terra corretamente, de acordo com a orientação do fabricante.
  • Pequenos choques, fios derretidos e cheiro de queimado são sinais de problemas que precisam ser corrigidos imediatamente.
  • Não mude a chave verão-inverno com o chuveiro ligado.
  • Nunca diminua o tamanho da resistência para aquecer mais a água.
  • É possível a substituição do chuveiro por outro mais potente, desde que adequado à fiação existente.
  • Não reaproveite resistências queimadas.

 

O fio terra pode ser ligado no neutro?

Não deve se utilizar o fio neutro como aterramento. No caso de uma sobrecarga da rede elétrica, como pode acontecer no caso de um raio, o fio neutro pode ficar carregado e queimar os aparelhos elétricos ligados a ele.

 

Qual é o fio positivo e o negativo de um chuveiro elétrico?

Por ser alimentado por corrente alternada, o chuveiro elétrico não possui fios positivos ou negativos. Na corrente alternada, como o próprio nome indica e ao contrário da corrente contínua, a magnitude e a direção da corrente alternam-se de acordo com sua freqüência.

A conseqüência disso num chuveiro elétrico é que não há ordem para a ligação elétrica dos fios dos chuveiros com os da rede elétrica.

 

Como fazer o aterramento de um chuveiro?

Para evitar riscos de choques elétricos, o fio terra (fio verde ou verde/amarelo) deve ser conectado a um sistema de aterramento, conforme norma brasileira NBR-5410.

Recomenda-se que a instalação elétrica e o sistema de aterramento para este aparelho sejam executados por pessoas qualificadas. O sistema de aterramento garante sua segurança durante a utilização de aparelhos eletrodomésticos.

 

Posso trocar a resistência de um chuveiro 127V para 220V se a tensão na minha residência for 220V?E o contrário, pode ser feito?

No caso de chuveiros de modelos 127V sem comando eletrônico e sem pressurizador, se a resistência for trocada para uma resistência do mesmo modelo, mas na tensão 220V, o chuveiro irá funcionar normalmente numa instalação 220V, pois seus mecanismos internos estão dimensionados para receber correntes elétricas e dissipar calor da forma adequada.

No entanto, deve-se tomar cuidado com as marcações contidas no chuveiro que indicarão aquele ser um modelo 127V.  Isso pode causar confusão em futuras manutenções ou se o domicílio trocar de dono. Portanto, o ideal é comprar o chuveiro na tensão elétrica adequada.

No caso do modelo de chuveiro ser 220V, a troca da resistência por uma versão 127V e sua instalação numa rede 127V nunca deve ser feita pois o mesmo não está preparado para essa condição, podendo causar riscos à segurança.

 

Qual a função dos conectores elétricos e como utilizá-los?

A função é de garantir segurança. Os conectores proporcionam um bom contato elétrico entre a fiação do aparelho e da instalação do domicílio. Uma melhor ligação elétrica significa que existe uma boa área de contato entre os dois conjuntos de fiação e que a corrente elétrica enfrenta menor resistência para circular.

Isso torna a ligação mais segura, pois evita o aquecimento do conjunto e ainda aumenta a vida útil do aparelho e da instalação. O modo correto de utilizá-los pode ser visualizado no manual de instalação do aparelho.

 

Qual disjuntor e qual fiação são adequados para determinado chuveiro?

O disjuntor e a fiação dependem de dois fatores, a tensão e a potência do produto. Segue tabela com especificações técnicas para os diferentes modelos de duchas e chuveiros Lorenzetti:
 

Tensão
Potência
Fiação (mm²)
Disjuntor (A)
127V
2500W
4
25
127V
3200W
4
30
127V
4000W
6
40
127V
4500W
6
40
127V
4700W
6
40
127V
5500W
10
50
220V
2500W
2,5
15
220V
3200W
2,5
20
220V
4000W
4
25
220V
4500W
4
25
220V
4700W
4
25
220V
5500W
4
30
220V
6000W
4
30
220V
6800W
6
35
220V
7500W
6
40

 
Para distâncias acima de 30m, utilize condutores de seção maior.

 

Por que não posso instalar uma ducha ou chuveiro elétrico utilizando plugues e tomadas ?

Os plugues e tomadas de uso geral (TUG) não são preparados para resistir à corrente elétrica que circula pelos aparelhos domésticos de aquecimento da Lorenzetti, por serem estes equipamentos de alta potência elétrica. Seu uso compromete a segurança da instalação.

 

O que significam as palavras voltagem e tensão num chuveiro elétrico? E 110V, 127V e 220V?

Tensão Elétrica é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos. Voltagem é um sinônimo usado de maneira coloquial no Brasil.
A unidade de medida da Tensão Elétrica é o Volt e seu símbolo é o V. 127V e 220V são os padrões de tensões secundárias que os domicílios recebem no Brasil.

Em algumas regiões, os domicílios são servidos por tensões 127V e 220V, em outras regiões os domicílios recebem apenas 127V ou apenas 220V.
Por motivos históricos, a tensão de 127V é também chamada de 110V, que era uma tensão secundária utilizada antigamente pelas concessionárias de energia.

Antes de comprar um chuveiro elétrico, deve-se checar a tensão elétrica disponível no ponto de energia onde ele será instalado.
Ao contrário do que possa parecer, o gasto de energia elétrica depende da potência do chuveiro e não de sua tensão.

 

Limpeza

Antes de iniciar a limpeza do produto, desligue o disjuntor ou a chave fusível no quadro de distribuição de energia elétrica do circuito no qual a Ducha está instalada.

Utilize somente pano úmido para a limpeza, pois o uso de produtos abrasivos pode danificar o produto. Para a limpeza do espalhador, utilize uma escova para retirar a sujeira. Certifique-se da limpeza total, observando a desobstrução de todos os furos, o que lhe proporcionará um banho mais agradável.

Sujeiras e resíduos contidos na água podem prejudicar o funcionamento deste produto. Se a água fornecida a este aparelho apresentar tais características, providencie a instalação de dispositivos/filtros capazes de evitar que sujeiras e resíduos cheguem até o produto. Certifique-se de que tais dispositivos não comprometam a pressão mínima de funcionamento do produto.

 

Altura do chuveiro

Para o ideal funcionamento do aparelho, recomendamos posicioná-lo a partir 2 metros de altura do piso e a no mínimo 0,7 metros abaixo da caixa d’água.

 

Instalação

Se a caixa d’água estiver a uma altura superior a 8 metros, utilize o redutor.

A rosca de conexão embutida na parede deve ter diâmetro igual a 1/2″ (GAS).

Deixe, correr água pela tubulação para remover a sujeira ou quaisquer detritos, antes de conectar o aparelho.

Use fita vedadora para fazer as conexões, nunca utilize tinta ou fibras.

Rosqueie o prolongador na rosca de saída de água na parede e encaixe a canopla. Feito isso, rosqueie o aparelho com as próprias mãos, evitando danificá-lo pelo uso de ferramentas.

O local a ser fixado o suporte de parede deve ser limpo com álcool ou acetona. Retire a película e fixe o suporte. Aguarde 24 horas até a utilização.

Antes de iniciar a instalação elétrica, deixe correr água pela, ducha até formar um jato normal, evitando a queima da resistência.
Para melhor acabamento em sua instalação, utilize o prolongador que acompanha o aparelho. Para isso, rosqueie-o na saída de água da parede e observe se a base do prolongador está encostada na mesma, caso isso não ocorra, gire o anel nivelador do conjunto no sentido horário até que se tenha uma boa regulagem e nivelamento adequado.

Antes de proceder a ligação elétrica deixe correr água pelo aparelho até formar um jato normal, evitando a queima da resistência e identificando possíveis vazamentos entre as conexões.

 

Instalação elétrica

Caso não exista, providencie um circuito elétrico independente, provido de um disjuntor com capacidade adequada, cujos fios elétricos devem estar conectados diretamente à ducha (ver características técnicas).

Verifique se a voltagem local é a mesma do aparelho.

A ligação entre os fios da rede elétrica e o aparelho deve ser feita através de um conector apropriado.

Conecte o fio terra (verde) do aparelho ao sistema de aterramento da instalação e isole.

 
IMPORTANTE:

Evite a queima da resistência deixando correr água para encher a câmara de aquecimento antes de conectar o aquecedor ao sistema de energia elétrica, quando da instalação do produto ou da substituição da resistência.

 

Lembre-se: só faça os precedimentos acima se você tiver conhecimentos de elétrica. Caso não tenha conhecimentos, recomendamos contratar um profissional, ou seja, um Marido de Aluguel.
Há muitos maridos de aluguel em Joinville; portanto para sua maior segurança, contrate um profissional experiente, preferencialmente com NR10.

   

Fonte: Portal do Eletrodoméstico

 

Este conteúdo foi útil? Compartilhe!
(Este conteúdo foi visitado 29.255 vez(es) | 2 visita(s) hoje)
Você também pode ser interessar por:
  1. Ola mario, estou a instalar um chuveiro elétrico em minha casa porém, comprei um tubo de enroscar de alumínio pra fazer a troca do de plástico, (aquele braço que segura o chuveiro). Qual o risco que eu posso ter ao colocar ele? Sei que agua e ferro é um bom condutor de energia. Essa é minha duvida, grato.

    • Moro no 5º andar e não existe fio terra para a instalação do chuveiro de 127 Volts, posso deixar o fio terra isolado, aguardo resposta…Obridado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>