o que é coronavírus

O que é coronavírus?

Para quem não sabe o que é Coronavirus (Covid-19), iremos explicar para que você possa saber como proteger sua casa deste novo vírus que está alarmando a população mundial. O termo coronavírus está associado à um grupo de vírus relativamente comum entre os animais. Em diversos casos, ele pode ser zoonótico, ou seja, ser transmitido também aos seres humanos. Pesquisas recentes indicam que este vírus teve origem a partir de uma espécie de mamífero ameaçada de extinção. O nome desta espécie é pangolim, e o consumo de sua carne por chineses pode ter originado a zoonose.

 

Quais os sintomas do coronavírus?

O coronavírus causa uma gripe que pode ser leve ou moderada. Pode apresentar sintomas comuns como um simples resfriado, com coriza, tosse, dor de garganta ou cabeça e até febre. O maior dilema é que o coronavírus pode afetar gravemente pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, como idosos e crianças, que podem chegar a ter até uma pneumonia. Por isso, a recomendação contra o coronavírus é a proteção e cuidados especiais para evitar o contágio.

 

Como se proteger do coronavírus?

Você sabe como o coronavírus é transmitido? O vírus é transmitido por gotículas de saliva. Este vírus se multiplica na garganta e a partir de então, os patógenos podem ser expelidos do corpo mais rapidamente do que dos pulmões, através, por exemplo, de espirro, tosse ou sopro. Por isso o contágio é tão rápido entre as pessoas.

Mas como se pega o coronavírus? O coronavírus também é transmitido por contato com secreções contaminadas, como contato pessoal próximo, toque ou aperto de mão, ou por contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Abaixo listamos 4 dicas de como se proteger do coronavírus, com ações simples de realizar e cuidados básicos. Se você não sabe como se prevenir do coronavírus, acompanhe as dicas a seguir:

  • Lavar as mãos sempre. É sempre necessário lavar as mãos depois de toda e qualquer ação que faça durante o dia, como por exemplo, antes de se alimentar, depois que chegar em casa vindo trabalho, ao tocar em algum objeto exposto em público. A forma correta de lavar as mãos é sempre lavando até metade do pulso. É necessário esfregar sempre as partes internas dos dedos, os vãos e até mesmo as unhas. Para isso, recomendamos instalar próximo a pia, um kit de banheiro que inclui porta toalha, porta sabão líquido e ainda um porta álcool gel.
  • É válido comprar álcool gel para cada integrante da família e orientar para higienizar as mãos em períodos de tempos. É importante deixar claro que, utilizem o álcool gel sempre que tocar em um objeto de outra pessoa ou então, quando chegar em casa. Principalmente, é importante passar antes de tocar em olhos, boca ou nariz, áreas de foco para contaminação. Assim como a instalação de um suporte no banheiro, em outros cômodos da casa também é aconselhável.
  • É extremamente importante ter atenção a este detalhe: sempre que tocar os olhos, a boca ou o nariz, é preciso lavar as mãos e passar álcool gel. Dessa forma, os vírus e bactérias irão morrer. Não é recomendado o uso de toalhas ou objetos de outras pessoas, especialmente os que são de higiene pessoal.
  • Tapar a boca ao tossir e espirrar é essencial. Os vírus se espalham em todos os lugares, e que quando se espirra sem a mão na boca, eles se espalham com maior facilidade. Isso é prejudicial para todos dentro da casa, em especial as crianças e os idosos que são mais propensos a contrair o vírus devido sua baixa imunidade.

 

como se proteger do coronavírus
 

Quais as recomendações contra o coronavírus?

Como recomendação para evitar contrair o coronavírus, estão pequenas atitudes simples de realizar e que podem ser úteis contra o vírus: Lavar as mãos frequentemente com sabonete, evitar estar em locais com muitas pessoas, cobrir a boca ao tossir ou espirrar com um lenço, estão entre os comportamentos para diminuir as chances de contágio. O novo vírus Sars-Cov-2, que causa a doença Covid-19, é um desafio global que exige uma ação responsável por parte de cada indivíduo.

 

Como proteger a sua casa contra o coronavírus?

Diversas ações estão sendo tomadas por governos e cidades para que o contágio do coronavírus não se espalhe mais do que já está. No entanto, a ajuda da população é de suma importância para que isso não se alastre cada vez mais. Pequenas atitudes podem ser tomadas para proteger a sua casa e sua família. Dentre algumas ações, destacamos os cuidados especiais com a higiene pessoal para se proteger do vírus.

– Instalação de suporte para álcool gel em diversos ambientes da casa;
– Utilizar máscaras e descartar em lixos particulares;
– Manter ambientes arejados e ventilados.

 
recomendações contra coronavírus
 

Como proteger a sua empresa do coronavírus?

Assim como em sua residência, o coronavírus pode estar em sua empresa, através de outras pessoas. Devido a diversidade e um maior número de pessoas, a probabilidade do vírus estar em circulação é maior e por isso exige atenção redobrada.

– Realizar a higienização das mãos frequentemente, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o ambiente que possa estar contaminado;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca;

– Evitar contato próximo de pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;

– Cobrir com lenço de papel a boca e o nariz ao tossir ou espirrar e, logo em seguida, jogar o lenço de papel no lixo;

– Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

– Manter os ambientes bem ventilados;

– Ao tossir e espirrar, cobrir nariz e boca com lenço ou antebraço; promover higiene das mãos sempre que contato com secreções;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência;

– Evitar aglomerações.

 

Este conteúdo foi útil? Compartilhe!
(Este conteúdo foi visitado 56 vez(es) | 1 visita(s) hoje)
Você também pode ser interessar por:

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Você pode usar HTML tags e atributos:

    <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>